Francisca Cléa Florenço de Sousa

Possui formação em farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Título de mestrado pela UFC, na área de produtos naturais. Possui Título de Doutorado em Farmacologia. É Professora Titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Bolsista de Produtividade do CNPq, nivel 1C. Participa da Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Farmacologia. Leciona nesta Pós-graduação nas disciplinas: Farmacologia Autonômica, Farmacologia do Sistema Nervoso Central, Seminários e Prática de Ensino em farmacologia. É revisora de vária revistas nacionais e internacionais: – Arquivos de Neuro-Psiquiatria, – Revista Brasileira de Farmacognosia, – Pharmacology Biochemistry and Behavior, -Oriental Phamacy and Experimental Medicine and BMC Complementary and Alternative Medicine, World Journal of Gastroenterology and Pharmacology therapeutics entre outras. Participa do corpo editoral de revistas internacionais como Journal of Theoretical and experimental Pharmacology e World Journal of Gastroenterology and Pharmacology Therapeutics.Tem mais de 140 artigos publicados em revistas internacionais. Experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Drogas de abuso, Estudo farmacológico de plantas, substâncias sintéticas ou naturais ou drogas com ação no Sistema Nervoso Central; Estudo de drogas com atividade antidepressiva, anticonvulsivante, ansiolítica ou sedativa. Estudo de substâncias com atividade gastroprotetora.

Texto obtido do CURRÍCULO LATTES do CNPq.